Círio de Macapá 2017: Imagem de Nossa Senhora chega de helicóptero para Missa do Envio

0
51

A surpresa deste ano emocionou os fiéis e muitos receberam a Santa na rua lateral da igreja, onde pousou o helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA).

Um sobrevôo na área da Catedral São José, na tarde do sábado, 2, anunciava dos céus a chegada da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para a Missa do Envio, celebração eucarística que dá início à programação do Círio de Nazaré em Macapá e apresenta as equipes responsáveis pelo ciclo de peregrinações por mais de 50 igrejas e instituições de diversos segmentos da capital do Estado. A surpresa deste ano emocionou os fiéis e muitos receberam a Santa na rua lateral da igreja, onde pousou o helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA), junto com o padre Francisco Sorrentino, coordenador do Círio 2017. Ainda do alto, o padre abençoou as famílias quando sobrevoava a cidade de Macapá conduzindo a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

Fiéis, juntamente com a Banda da Guarda Municipal receberam a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Durante a missa presidida pelo padre Sorrentino e concelebrada pelo padre Benedito, foi destacado o amor ao próximo, em sintonia com a leitura do evangelho de Mateus que narra o ato de tomar a cruz e seguir a Jesus não como gesto de sofrimento, mas sim de vivência de amor ao irmão.

Dirigentes das peregrinações, equipes de voluntários e féis das várias paróquias dedicam-se a partir desta semana às atividades da maior festa católica do estado, como as irmãs Onicileia Miranda Flexa, Oziete Miranda Flexa e Osicleide Miranda Flexa. Elas contam que chegaram cedo, ansiosas para participar da Missa do Envio. “Estamos aqui pelo compromisso de servir, somos voluntárias pela a primeira vez e somos da equipe de acolhida na procissão do Círio. Nós fomos tocadas para esta experiência. Jesus e Nossa Senhora tocaram nosso coração e hoje estamos aqui”, detalhou Onicileia Flexa.

Osicleide, acrescentou que percebe o voluntariado como uma ação de render graças a Deus. “Hoje o mundo precisa de voluntários em várias atividades, me sinto emocionada e feliz de participar da equipe de acolhida. Quando saiu a matéria na televisão chamando voluntários, fiquei interessada e Oziete incentivou em grupos sociais da família o chamado para irmos”.

Quem também estava ansiosa pela Missa do Envio e ficou emocionada com a chegada da Santa literalmente do céu, foi Gisane Brito Santana, 31. Ela mora no bairro Pacoval e costuma frequentar a igreja Jesus de Nazaré. “Atendi um convite da minha madrinha. Estamos em um momento de louvor e adoração e estou feliz”.

Antes da benção final, foi apresentado um vídeo narrando sobre o significado do cartaz do Círio 2017, que traz a memória os 300 anos da aparição de nossa senhora da Conceição Aparecida e Nossa Senhora de Fátima. O padre destacou que, mesmo recebendo vários títulos Nossa Senhora representa uma só, a Maria de Nazaré a Mãe de Jesus e mãe de todos. Em seguida, ele convidou as equipes para receberem a benção e falou da importância de todos para realização do Círio de Nazaré. “Durante as celebrações, sempre somos enviados à missão. Lembrando as palavras de Jesus, ide e anunciai a todos o meu Evangelho”, disse Sorrentino.

Círio de Nazaré
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2017 tem como tema: “Nazaré, Fátima, Aparecida: sempre Maria!” e o Lema: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram” (Lc 11,27).  O tema quer lembrar junto com a celebração de Nossa Senhora de Nazaré, também duas recorrências marianas deste ano: os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil) e os 100 anos da aparição de Nossa Senhora em Fátima (Portugal). Maria, apesar dos vários e diferentes títulos que recebe, é sempre a mesma Mãe de Jesus Cristo. No lema destaca-se e exalta-se a maternidade de Maria.

Fonte: Diário do Amapá

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Ponha seu nome aqui