Começam as inscrições para as equipes de Guarda e Acolhida do Círio 2019

0
176

A organização do evento disponibiliza 400 vagas para voluntários e o prazo de procura é de um mês

Nesta Segunda-Feira (15), iniciam as inscrições para as equipes de guarda e acolhida do Círio 2019. “Haverão 400 vagas. Elas serão feitas até o dia 15 de agosto. Dentro de um planejamento feito pelo Bispo Pedro José Conti, e Padre Rafael, eles determinaram essa data. Vão ser realizadas preparações com os voluntários, também participarão de reuniões para orientações de como farão o trabalho.” Afirma Euclides Sérgio Barros de Sena, coordenador da guarda.

Por: Comunicação Círio

 

A inscrição deve ser feita na Secretaria do Círio, a qual fica no subsolo da Catedral, aberta no horário comercial, de 8h às 12h, e das 14h às 18h. Aos sábados das 8h às 12h. De acordo com Sérgio Barros, os requisitos são: ter disponibilidade, pois é um trabalho de doação. Ser maior de 18 anos, tendo em vista o tempo demandado. Documento de identificação.

A equipe de acolhida como um todo, guarda e acolhe. “A equipa da guarda era apenas para o sexo masculino, tendo em vista o trabalho e para manter a integridade física das mulheres. Por isso, elas ficam encarregadas do grupo de acolhida. Na guarda a equipe é de peregrinação. Tem o objetivo de proteger a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e o bispo, além de organizar a peregrinação, coordenar os coroinhas, apostolado, barca, o carro dos anjos, e dar suporte aos apostolados”, explica Sérgio Barros.

A coordenadora da Acolhida Patrícia Leal da Silva detalha as diferenças dos dois grupos: “São diferentes. Mas o nome da equipe é ‘Acolhida de São José’, sendo divididas em duas subequipes: Acolhida e Guarda. A acolhida é composta por homens e mulheres, e a guarda somente homens. A equipe de acolhida vai trabalhar no dia do Círio na frente da procissão. Divididas nas equipes: Coroinhas, Apostolados,auxílio aos cadeirantes, barca dos milagres, carro de anjos,e também a recepção da procissão em frente a igreja São José”.

“Para a inscrição na equipe de guarda é necessário ter mais de 18 anos, levar carteira de identidade e a taxa de 10 reais no ato da inscrição. Esse valor será para custear as despesas com o próprio voluntário. Pois a secretaria do Círio está em funcionamento, e ela será aberta por três meses, têm despesas com celulares, internet e todo o material de escritório. O (a) voluntário (a) precisa ter disponibilidade e boa vontade de servir ao Senhor”, afirma Patrícia Leal.

Esses voluntários vão trabalhar diretamente com os devotos de Nossa Senhora de Nazaré, irão fazer atendimento ao público, orientar as pessoas com relação à programação do Círio. “Eles devem saber de toda a programação para informar aos fiéis, arrumar os locais da programação, entregar o folheto das musicas e missa. Sempre que for possível, fazer a coleta da missa, e acolher bem a todos”. Ressalta a coordenadora da acolhida.

Já existem 10 equipes de voluntários no Círio. Mas as vagas são abertas somente para a equipe de Acolhida, que está dividida em acolhida e guarda. Porém, serão abertas vagas para pessoas que possuem carro de som, ou som automotivo, pois se é necessário durante a programação a presença de 100 carros de som pra fazer a transmissão da missa e procissão do Círio. Será assim: 400 vagas, 150 Acolhidas, 150 guardas e 100 carros de som.

 

Lorena Lima

Comunicação Círio 2019

Contato: 96 99148-4115

asscomciriomcp@gmail.com

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Ponha seu nome aqui