Imagens peregrinas recebem o novo manto para a festa do Círio 2020

0
25
Família devota doadora dos Mantos de 2020 | Foto: Willian Valério - Pascom

Diferente dos últimos anos, além da imagem principal, mais quatro imagens foram ofertadas com a doação do manto

| Por Márcia Fonseca – Pascom

As imagens de Nossa Senhora de Nazaré adentraram a Catedral São José, no início da celebração de apresentação do manto, trazidas pelas mãos de representantes dos profissionais de saúde.

A missa que antecede a grande festa do Círio 2020, foi presidida pelo bispo Dom Pedro Conti e de forma restrira recebeu na noite deste sábado 10, os fiéis devotos.

Para Sandra Ribeiro, psicóloga e diretora da Unidade Básica de saúde do bairro Marabaixo, que até o último dia 21 de setembro foi um dos Centro Covid em Macapá, receber o convite para carregar a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é uma forma de agradecimento pelo dom da vida.

“Pra nós que vivemos o momento crítico desta pandemia, é uma honra ter nas mãos a imagem de Nossa Senhora. Continuamos nossas orações pelos amigos e familiares que nós perdemos, mas também daqui pra frente agradecer a Deus pela vida” disse Sandra.

Durante a celebração Pedro Conti ressaltou a importante da maternidade em três aspectos: a biológica, da natureza e a espiritual e destacou a importância dos profissionais de saúde no cuidado com a vida durante este período de pandemia.

“A primeira maternidade é a biológica. É uma obrigação alegre e de gratidão se viemos ao mundo é pq uma mulher nos gerou. Hoje também devemos nós educar a conviver não só entre nós, mas a conviver com a natureza que é uma grande mãe. E a maternidade espiritual, todo batizado renasce no espírito e nós devemos aprender a ser mães e pais espirituais. E destaco de forma especial os profissionais de saúde, que hoje foram convidados a estarem conosco. Eles que fazem lembrar o valor e a importância da vida”, destacou Dom Pedro.

Para este ano além da imagem principal, quatro imagens peregrinas receberam a oferta do manto. Bordado pelas mãos do estilista Luiz Langer o manto da imagem de Nazaré 2020 é uma oferta do casal Jaime Domingues Nunes e Maria do Carmo Vasques. Além, do manto principal, o casal doou ainda os mantos das quatro imagens que sairão em carreata, neste domingo, 11, nos Vicariatos de Macapá.

“Nossa senhora sempre esteve presente em minha vida desde criança onde eu alcancei vários milagres de cura. Hoje a emoção é imensurável de poder contribuir para que as imagens peregrinas possam caminhar pela nossa cidade levando a paz, o amor, o carinho e o consolo a tantas famílias que viveram o covid. Que ela sempre interceda sobre nós, sobre nossos projetos. Não percamos a fé porque esse círio é um círio de renovação”, disse Maria do Carmo Vasques.

Foto: Willian Valério – Pascom

O manto

Sua composição traz bordada as imagens das duas mãos representadas também no Cartaz deste ano, a de Deus e a de Adão, que recorda que a VIDA É DOM DE DEUS.

A vida da humanidade, da qual Maria também faz parte como criatura, mas também mãe de todas as criaturas, está ainda representada pelos pássaros, folhas e flores.

Na parte de trás, no centro, está a letra M de Maria com o sol, a lua e a estrela. O SOL, como símbolo de vida, de calor, do dia, da luz, de autoridade, do espalhar e irradiar a vida. É O PRÓPRIO JESUS CRISTO SALVADOR DA HUMANIDADE!

Ao sol corresponde a LUA: que recebe e reflete a luz, é boniteza, é sentimento, é conhecimento de reflexo. É CLARA A REFERÊNCIA A MARIA, Mãe de Jesus e, portanto, Mãe de Deus e de todos nós, filhos de Deus e Mãe de todas as Criaturas.

No alto do manto está uma ESTRELA: onde a beleza, a graça, a compaixão são as qualidades. A Estrela sempre indica o caminho que nos leva até Jesus.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Ponha seu nome aqui