O maior evento religioso do Amapá atrai milhares de devotos.

0
228

Cerca de 200 mil pessoas participaram em Macapá da última edição do Círio de Nazaré oriundos de várias localidades.

Foto: Gerge Duarte

Em 2019 o Círio de Nazaré em Macapá terá sua 85ª edição. A grande festa da Igreja Católica conta com diversos eventos, entre eles, destaca-se o Círio Musical, o Círio Fluvial, várias procissão pela cidade. Em todos, a imagem da santa é levada pelos romeiros.

Pessoas de diversas idades comparecem as programações para louvar, agradecer e pagar as promessas feitas. Há também o Círio das Crianças, por exemplo, dando oportunidade para que os pequeninhos também façam sua homenagem.

Cada vez mais pessoas estão presentes no grande evento. Em 2017, cerca de 100 mil pessoas foram à procissão. Uma matéria do G1 Amapá, publicada no dia 14 de outubro de 2018, afirmou que “cerca de 200 mil pessoas caminharam pelas ruas e avenidas de Macapá na grande procissão do Círio de Nazaré”, enquanto o Diário do Amapá, no mesmo ano, estimou 150 mil pessoas.

Outro fato importante mostra que a grande procissão não conta somente com macapaenses, mas também atrai santanenses, comunidades ribeirinhas, pessoas de outros estados, como paraenses, os quais preferem prestigiar a festa na capital amapaense a ir ao grande Círio de Belém que recebe cerca de dois milhões de visitantes oriundos de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Também presentes grupos de comunidades vizinhas, como das ilhas do Pará, Mazagão, Afuá. Esses grupos são dos mais variados, como grupos de jovens, grupo de encontros de casais, e comunidades em geral. Os romeiros vem ao Círio para pagar promessas, para sentir a presença de Nossa Senhora de Nazaré e sentir-se mais próximo de Deus e seu filho Jesus.

Elias Batista vem com toda a família para prestigiar a programação do Círio e diz sentir-se feliz participar.  “Eu moro em Afuá, todos os anos eu e minha família participamos do círio e de seus eventos”, afirma. Segundo ele, “é um momento de espiritualidade no qual eu me sinto bem e além de agradecer pelas graças concedidas por nossa senhora”, explica. “Eu me sinto feliz em participar com minha família e a comunidade”, afirma.

 

Comunicação Círio 2019
Escrito por:
Lorena Lima
Brenda Santana

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Ponha seu nome aqui